# [DISCUSSÃO / DISCUSSION LINK]:
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https://plus.google.com/u/0/+jogosincrivelmagia/posts/jWH3MiATKVF
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# [INFO]:
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O “Shareplay” é uma funcionalidade absurdamente bem vinda ao Playstation 4. Ao ativar o Shareplay Ele funciona como um "emulador" da tela de outra pessoa. Ou seja: Num jogo de 2 Players onde não há a opção de Multiplayer Online o Shareplay resolve isso brilhantemente. Para melhorar: Se só um tiver o jogo não tem problema! Com o Shareplay não há a necessidade de duas pessoas possuírem o game pra jogarem visando que é como se Você tivesse sido convidado para ir na casa de um amigo jogar aquele game legal no mesmo sofá que Ele.
Ah sim: É possível também "entrar na sala só pra ver". Nesse modo Você fica só de espectador olhando o cara jogar. Desnecessário dizer, mas já dizendo, que isso é interessantíssimo quando Você estiver com dúvidas sobre comprar ou não comprar um jogo que alguém conhecido já tem e não existe uma Demo disponível dele na PSN. Todavia... É importante ressaltar alguns pontos chaves para a utilização do Shareplay no Brasil.
Observando o aumento interessante nessa funcionalidade por parte dos brasileiros desde o lançamento da versão demo de The King Of Fighters XIV, ou “KOFXIV”, que foi para a PSN sem a funcionalidade do Netplay (diferente de da demo de seu antecessor, em 2010, The King Of Fighters XIII, aka “KOFXIII”). Vejamos o que nossos testes constataram com relação a essa função do Playstation 4 em terras brasileiras:
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# MISSÃO QUASE IMPOSSÍVEL!
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As notícias não são das melhores... infelizmente não dá pra fazer Shareplay "com conexões humildes" de 1, 2, 5 e 10MB. Explicação: Assim que Você solicita ao Console que ative o Shareplay, após entrar no Modo Party, Ele executa um "Teste de Aptidão" (tipo exército!) da sua conexão antes de criar a sala P2P.
Se tua conexão, nos critérios do teste do Console, tiver resultado "ruim" ou "muito ruim" o PS4 sequer se dará o trabalho de criar a ponte entre um Videogame e outro. E não: Não é possível fazer uma configuração manual da conexão ponto a ponto pra tentar "empurrar na marra" o Shareplay, porque o PS4 toma todas as decisões com relação a função e "barra" na hora o serviço se a conexão for ruim.
A escala do console vai de "muito ruim" a "muito boa" e o Shareplay só rola se o resultado for de média pra cima...
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# DOS “CRITÉRIOS DE ADMISSÃO”:
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Se tua conexão, nos critérios do teste do Console, tiver resultado "ruim" ou "muito ruim" o PS4 sequer se dará o trabalho de criar a ponte entre um Videogame e outro. E não: Não é possível fazer uma configuração manual da conexão ponto a ponto pra tentar "empurrar na marra" o Shareplay, porque o PS4 toma todas as decisões com relação a função e "barra" na hora o serviço se a conexão for ruim.
A escala do console vai de "muito ruim" a "muito boa" e o Shareplay só rola se o resultado for de média pra cima...
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# DOS “CRITÉRIOS DE ADMISSÃO”:
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Com 15 Megas de velocidade é possível, decentemente, se juntar ao Shareplay de alguém como host (o criador da sala) cuja conexão seja de 35MB (testado com o serviço Live Tim). Calma! Não esbraveje ainda...
Também é possível jogar de boa com um cliente de 15MB e 20MB como host ou cliente de 15 e host de 15 também, sendo que com o outro Player 15MB o resultado não é tão bom sendo o ideal que o host do Shareplay tenha de 20MB pra cima. Entretanto, abaixo desses valores de conexão, é totalmente inviável a utilização da funcionalidade do Playstation 4.
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# QUANDO FUNCIONA... É BOM OU NÃO É?
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Então... É importante FRISAR, apesar da obviedade, que a boa ou má experiência com o jogo online usando o Shareplay nada tem a ver com "netcode" de qualquer jogo (até porque a maior utilidade dessa função é jogar versus num game que não tem Multiplayer Online!). É tipo um "Team Viewer", ou seja, Você vai ter acesso O PS4 de outra pessoa como se estivesse lá com Ela e por isso a vibe do "netcode" não se aplica.
Um convidado com 15MB de velocidade e um host de 35MB terão uma experiência muito boa (muito boa mesmo!) e jogarão como se não houvesse amanhã por horas e horas sem stress. Um convidado de 15MB e um host de 20MB terão uma atividade online totalmente aceitável apesar de alguns lags e delays, mas nada que fuja o convencional...]
Mas Senhoras e Senhores... Um convidado de 15MB e um host de 15MB a coisa até flui, mas ficará bem estilo ao famigerado Netplay de KOFXIII e sua lendária "fake torre 4": Onde a conexão teoricamente devia ser “top”, mas na luta é pior que conexão nível 1!
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# SÓ PRAS “ULTRA VELOCIDADES” É ISSO?
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A conclusão sobre o Shareplay usando a internet brasileira é... Caso Você não consiga usar a funcionalidade, ou sua experiência seja ruim com Ela, a culpa não é muito da Sony não e dizer que Ela "fez uma funcionalidade interessante que não funciona" é como condenar um inocente a morte.
O melhor é dizer que “é um serviço bom, mas que deveria ser otimizado para funcionar com velocidades mais humildes oferecendo uma opção de configuração manual, por exemplo” desta forma é mais ok.
Ainda assim não adiantaria, já que o maior vilão é SIM o serviço de internet disponibilizado aqui no Brasil. Não adianta tapar o Sol com a Peneira: É preciso entender que é uma verdadeira droga a banda larga disponível pra grande maioria das pessoas e que estas não podem pagar por um serviço melhor.
Na verdade Elas sequer tem seus bairros dentro da disponibilidade destes serviços e quando estão "dentro dos critérios de seleção" das empresas de internet, que detém serviços no mínimo "decentes", as pessoas não estão “em condiçõe$” devido aso preço$ exorbitantes e não rola ter ultra velocidades pra grande parte da população.
Em suma. Tentem o Shareplay, mas critiquem de forma correta caso se frustrem, ok? As conexões testadas por nós, e seus respectivos testes de velocidade, foram: Uma de 2 MB (Speedtest horrível...), 5MB da Oi (320kbp/s de upload e 530kbp/s de download), 10MB da Oi (509kbp/s de upload e 988kbp/s de download), 15MB da Oi (1.000kbp/s de upload e 1.500kbp/s de download), 20MB "Plus" da GVT / Vivo (1.800kbp/s de upload e 17.800kbp/s de download) 35MB da Live Tim (20.000kbp/s de upload e 35.000kbp/s de download).
Também é possível jogar de boa com um cliente de 15MB e 20MB como host ou cliente de 15 e host de 15 também, sendo que com o outro Player 15MB o resultado não é tão bom sendo o ideal que o host do Shareplay tenha de 20MB pra cima. Entretanto, abaixo desses valores de conexão, é totalmente inviável a utilização da funcionalidade do Playstation 4.
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# QUANDO FUNCIONA... É BOM OU NÃO É?
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Então... É importante FRISAR, apesar da obviedade, que a boa ou má experiência com o jogo online usando o Shareplay nada tem a ver com "netcode" de qualquer jogo (até porque a maior utilidade dessa função é jogar versus num game que não tem Multiplayer Online!). É tipo um "Team Viewer", ou seja, Você vai ter acesso O PS4 de outra pessoa como se estivesse lá com Ela e por isso a vibe do "netcode" não se aplica.
Um convidado com 15MB de velocidade e um host de 35MB terão uma experiência muito boa (muito boa mesmo!) e jogarão como se não houvesse amanhã por horas e horas sem stress. Um convidado de 15MB e um host de 20MB terão uma atividade online totalmente aceitável apesar de alguns lags e delays, mas nada que fuja o convencional...]
Mas Senhoras e Senhores... Um convidado de 15MB e um host de 15MB a coisa até flui, mas ficará bem estilo ao famigerado Netplay de KOFXIII e sua lendária "fake torre 4": Onde a conexão teoricamente devia ser “top”, mas na luta é pior que conexão nível 1!
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# SÓ PRAS “ULTRA VELOCIDADES” É ISSO?
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A conclusão sobre o Shareplay usando a internet brasileira é... Caso Você não consiga usar a funcionalidade, ou sua experiência seja ruim com Ela, a culpa não é muito da Sony não e dizer que Ela "fez uma funcionalidade interessante que não funciona" é como condenar um inocente a morte.
O melhor é dizer que “é um serviço bom, mas que deveria ser otimizado para funcionar com velocidades mais humildes oferecendo uma opção de configuração manual, por exemplo” desta forma é mais ok.
Ainda assim não adiantaria, já que o maior vilão é SIM o serviço de internet disponibilizado aqui no Brasil. Não adianta tapar o Sol com a Peneira: É preciso entender que é uma verdadeira droga a banda larga disponível pra grande maioria das pessoas e que estas não podem pagar por um serviço melhor.
Na verdade Elas sequer tem seus bairros dentro da disponibilidade destes serviços e quando estão "dentro dos critérios de seleção" das empresas de internet, que detém serviços no mínimo "decentes", as pessoas não estão “em condiçõe$” devido aso preço$ exorbitantes e não rola ter ultra velocidades pra grande parte da população.
Em suma. Tentem o Shareplay, mas critiquem de forma correta caso se frustrem, ok? As conexões testadas por nós, e seus respectivos testes de velocidade, foram: Uma de 2 MB (Speedtest horrível...), 5MB da Oi (320kbp/s de upload e 530kbp/s de download), 10MB da Oi (509kbp/s de upload e 988kbp/s de download), 15MB da Oi (1.000kbp/s de upload e 1.500kbp/s de download), 20MB "Plus" da GVT / Vivo (1.800kbp/s de upload e 17.800kbp/s de download) 35MB da Live Tim (20.000kbp/s de upload e 35.000kbp/s de download).
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